Pagginas menu

Você sabe o que é o número de firmware?

VOCÊ SABE OQUE É NÚMERO DE FIRMWARE?


Na hora de realizar um root ou instalar alguma ROM é necessário saber o número de firmware do seu dispositivo. Esse número não é necessáriamente igual para modelos iguais. Hoje em nosso Android para Principiantes iremos explicar do que se trata.

O que é o número de firmware?

O firmware é o software presente num dispositivo Android, disponível em diferentes versões e personalizado por diferentes fabricantes. O firmware se compõe de vários elementos, todos eles essenciais para o funcionamento do celular:
  • PDA: sistema operacional Android e suas personalizações.
  • Phone: a verdadeira parte telefônica do dispositivo.
  • CSC (Country Sale Code): os idiomas e parâmetros específicos de cada país.
  • Bootloader: o gestor de início ou o programa que se executa para começar todos os processos da unidade.
Todos esses termos não lhe devem ser estranhos se você já tiver flasheado alguma ROM através de Odin, por exemplo.

Onde posso encontrar a versão do firmware?

Tomemos como exemplo SamMobile, pois sou usuária de um Samsung. Nesse site podemos encontrar os firmwares para qualquer modelo de smartphone. Os firmwares costumam ser atualizados constantemente, por isso recomendo consultar a lista com regularidade se você é usuário root. Não se esqueça de que um dispositivo com root deixa de receber as notificações de atualização.
Camera stock Android Nexus 2 menu

Para saber que númerode firmware tem o seu dispositivo, você deve ir a Configurações Sobre o telefone > Número da versão, em aparelhos da Samsung e da Sony. No caso do HTC, deve-se ir a Configurações Sobre o telefone > Informações de software > Versão de software. Aqui está um exemplo:
firmware

Outras informações

versão da banda está relacionada às comunicações telefônicas do dispositivo. Em geral, este parâmetro não tem por que ser afetado quando flasheamos uma ROM, pois o modo de recuperação (recovery) não tem acesso a esta parte da memória.
versão do kernel identifica com precisão o tipo de núcleo, ou seja, o núcleo do sistema operacional que faz com que o hardware possa se comunicar com o OS.
Por fim, conhecer o firmware do seu dispositivo também é muito útil se você quiser cancelar o root.


0 Comentario